quinta-feira, 22 de abril de 2010

Yoga São Caetano do Sul - Ioga - Tel:4226-2193 - Shiva Samhita

Karma e Conhecimento



"Ritualismo e Conhecimento.

Existem dois caminhos [que são ensinados nos Vedas]: o Ritualismo e o Conhecimento (karma kanda e jñana kanda). Cada um deles, por sua vez, está dividido em duas partes. 20.
O caminho do ritualismo é duplo, e consiste de prescrições e proscrições. 21.
Quando atos não recomendados forem realizados, certamente irão trazer resultados indesejáveis. Quando atos meritórios forem realizados, eles trarão efeitos benéficos. 22.
As prescrições constituem um caminho tríplice: existem as regulares, as ocasionais e as opcionais (nitya, naimittika e kamya). Ao não realizar os ritos cotidianos, a pessoa acumula karmas indesejáveis. Porém, a sua realização não é garantia de obter-se mérito. Por outro lado, os deveres ocasionais e opcionais, ao serem realizados ou não, produzem mérito ou demérito, respectivamente. 23.

Consequências dos diferentes tipos de karma.
Os frutos das ações são de dois tipos: desejáveis ou indesejáveis. Os desejáveis podem ser de vários tipos. Os indesejáveis são igualmente diversos. 24.
As ações corretas são de fato celestiais. As ações errôneas são demoníacas. A criação é a conseqüência natural do karma, e de mais nada. 25.
As criaturas deleitam-se nos prazeres celestiais [advindos das ações meritórias] ou sofrem com [os resultados das] suas ações não meritórias. 26.
Das ações errôneas resulta o sofrimento. Das ações meritórias, a felicidade surge. Por amor à felicidade, o homem busca realizar constantemente ações meritórias. 27.
Quando se manifesta o sofrimento resultante das ações errôeas, a conseqüência certa é mais renascimentos. Quando os frutos das ações corretas for esgotado, o resultado, certamente, será o mesmo. 28.
Até mesmo nos mundos celestiais existe a experiência do sofrimento, ao se perceber o desfrute dos demais. Certamente, não existe dúvida sobre o fato de que o Universo inteiro está permeado pelo sofrimento. 29.
Aqueles que estudaram o karma, o dividiram em duas partes: ações meritórias e ações errôneas. Estas são as fontes reais de escravidão das almas encarnadas, cada uma agindo em seu devido momento. 30.
Aqueles que tiverem se livrado do desejo de desfrute de suas ações nesta encarnação ou na seguinte, devem renunciar igualmente a todas as ações que tiverem sido realizadas tendo como objetivo seus eventuais frutos. Da mesma maneira, havendo descartado o apego às ações cotidianas e às ocasionais (nitya e naimittika), devem engajar-se na prática do Yoga. 31."



Traduzido por Pedro Kupfer

Nenhum comentário:

Postar um comentário