quinta-feira, 29 de abril de 2010

Os Yoga Sutras ou Aforismas de Patanjali


Os Yoga Sutras ou Aforismas de Patanjali

a) Os aforismos do Yoga Sutra estão distribuídos em quatro capítulos, entitulados pela ordem: Samadhi Pada (51 aforismos), Sadhana Pada (55 aforismos), Vibhuti Pada (55 aforismos) e Kaivalya Pada (34 aforismos). Algumas edições têm 196 sutras - fato este que não altera o sentido da obra de Patañjali.
b) Desde seu surgimento, o Yoga Sutra se constituiu como um texto dedicado especialmente ao Yoga, servindo como base para os estudos mais recentes e como um precioso manual de orientações para todos aqueles que praticam e pesquisam esta tradição de maneira séria e autêntica.
Principais idéias:
As causas do sofrimento
"Tudo é sofrimento para o sábio." (Yoga Sutras II:15)
Em termos gerais, a base que fundamenta a filosofia do Yoga descrita por Patañjali é a de que todo sofrimento humano advém da falta de conhecimento que temos de nossa natureza primordial. Isso equivale a dizer que somos "ignorantes" quanto à nossa verdadeira essência. Essa "ignorância" nada tem a ver com a falta de conhecimento intelectual. Não era a esse conceito que se referia Patañjali.
Esse tipo especial de ignorância, ao qual verdadeiramente se refere Patañjali, é chamado de avidya, e é considerada a causa matriz de todo o sofrimento humano - não nos lembramos quem somos de fato e, portanto, sofremos. Esse esquecimento cósmico mascara a verdadeira natureza humana, que é ser feliz, pois, para Patañjali, a felicidade é o estado natural e saudável da mente pura. E essa pura felicidade, explica-se, segundo Georg Feurstein, pelo fato que:
"Essa felicidade não é a simples ausência de dor ou desconforto, nem é um estado que depende do cérebro. Está além do prazer e da dor, que são estados do sistema nervoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário