domingo, 18 de abril de 2010

Yoga São Caetano do Sul - Agende uma aula experimental pelo 4226-2193- Yoga sua origem e história


Visite o nosso site: www.ritmosdavida.com.br

Yoga sua origem e história

Armas não conseguem cortá-lo, fogo não pode queimá-lo, água não consegue molhá-lo, ventos não podem secá-lo... Ele é eterno e tudo permeia, sutil, imóvel e sempre o mesmo.
Bhagavad Gita, II:23-24

Dificuldades

A difícil tarefa de desvendar as origens do Yoga se dá por vários motivos:
a) O Yoga é certamente muito mais antigo que todos os registros que se têm dele.

b) O Yoga surge antes das filosofias especulativas utilizadas para fundamentá-lo. Primeiramente existiu o Yoga; depois, seus apoios filosóficos.

c) Houve no início, alguém que se enveredou nesse caminho por intuição, karma ou simples necessidade. Quando o rishi parte para a floresta e renuncia à vida profana, faz uma série de descobertas sobre si próprio, mas o essencial continua sendo a prática

d) A sua origem está ligada a origem do próprio homem.

e) Escassez de recursos para a pesquisa.

f) Houve perda de importantes textos.

g) A maior parte das tradições orais são difusas e há muitos dados desencontrados.

h) Há pouca informação sobre os grandes personagens vinculados ao Yoga

Por outro lado

a) O Yoga é inerente ao ser humano e esteve sempre vivo na memória da Humanidade.

b) Sabemos que as crianças fazem espontaneamente técnicas de Yoga, sempre de brincadeira, sempre de forma instintiva. Isso porque ele faz parte da nossa essência.

c) Esta praxis nasce do inconformismo, da sede de transcender a miséria existencial inerente a todo ser humano, e de eliminar os intermediários entre si próprio e o sagrado.

d) O Yoga pode ter surgido a partir de certas perguntas essenciais: é o homem quem determina seu próprio destino? Pode ele guiar ou transformar esse destino, tornando a própria existência um ato de criatividade? A introspeção decorrente destas reflexões levou os primeiros ascetas a descobrir as forças latentes em si próprios, Purusha e Prakriti, o Ser e a Natureza.

e) Purusha representa a força cognitiva. Prakriti, a energia manifestada. Yoga, significa união, é a prática que nos permite desvendar o estado interior em que estas duas forças, também chamadas Shiva e Shaktí, se unificam. Como método, o Yoga se baseia no auto-descobrimento e na auto-superação.

f) A filosofia especulativa surge no momento em que este primeiro yogi precisa transmitir a sua experiência àqueles que vieram depois. A fundamentação do Yoga aparece junto com a necessidade que este macro-yogin teve de explicar a sua vivência ao seu primeiro discípulo. Nesse mesmo instante, surge também o sistema de transmissão do conhecimento ou sucessão discipular, chamado parámpará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário