domingo, 18 de abril de 2010

YOGA EM SÃO CAETANO DO SUL - Agende uma aula experimental pelo 4226-2193 - Os Vedas


Visite nosso site: www.ritmosdavida.com.br


Os Vedas

a)Veda significa aquilo que foi visto. Os Vedas são a forma de literatura mais antiga da Índia e da Humanidade: são textos sânscritos que constituem o embasamento da tradição hindu. Os Vedas são quatro: Rig, Yajur, Sama e Atharva. Foram compostos mais de 4000 anos antes da nossa era.

b) Os Vedas constituem uma excepcional obra literária de inusitada profundidade, que contêm em forma embrionária todas as formas de pensamento que abalizaram a Índia ao longo da História, dando origem ao brahmanismo e, posteriormente, ao hinduísmo, incluindo o Yoga. Como todas as religiões, a do povo vêdico originou-se como um culto animista em que os fenômenos naturais adquiriam uma personalidade própria a quem se podia invocar. Porém, os Vedas são muito mais do que isso: constituem uma impressionante estrutura cosmogônica que finca profundamente suas raízes na astronomia e no cálculo matemático.

c)Referências às técnicas do Yoga são feitas ao longo do Rig Veda, obra que nos mostra uma refinada cultura que remonta ao alvorecer da Humanidade. Nessa obra, encontramos inclusive uma descrição cifrada do corpo sutil, kundaliní e os sete chakras, sobre a qual se baseiam os diferentes Yogas tântricos. No Rig Veda, Agni representa a kundaliní e Soma personifica o licor sagrado, o néctar (amrita) do sahásrara chakra. Os quatro principais deuses vêdicos se identificam com diferentes tipos de Yoga: Agni, deus do fogo, relaciona-se ao Jñána Yoga, o Yoga do conhecimento. Soma vincula-se ao Bhakti Yoga, o Yoga devocional. Indra simboliza o prána, a força vital, relacionando-se com o Yoga que se serve do pránáyáma. Súrya, o sol, associa-se ao yoga que busca a realização por meio de auto-disciplina, estudo e sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário