domingo, 27 de junho de 2010

Pele lisa e macia - Como a alimentação ayurvédica pode melhorar sua pele



Por Thays Biasetti

Acne, oleosidade, ressecamento. Esses problemas de pele, geralmente, são causados por uma alimentação errada. Na medicina ocidental, acne, por exemplo, pode ser um excesso de gordura. Para o ayurveda, cada problema é causado pelo desequilíbrio de um ou dos cincos elementos (terra, água, fogo, ar e éter).

A terapeuta ayurvédica e diretora do Jaya Spa, em São Paulo, Andrea Alves, explica que cada indivíduo deve ser tratado de maneira diferente, pois o Ayurveda sempre tem uma visão holística, ou seja, vê o indivíduo como um todo. “A pele é um órgão que, como os outros, depende de um bom funcionamento celular. A alimentação sempre será a base para manter as células nutridas e livre de toxinas, o que, conseqüentemente, trará equilíbrio para a pele e para todo o corpo”, disse Andrea.

O clínico geral e presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, Aderson Moreira da Rocha, da Clínica de Ayruveda, no Rio de Janeiro, afirmou que o mau funcionamento do aparelho digestivo é a causa de doenças. “Na medicina ocidental, os alimentos com diversos elementos nutritivos ganham mais espaço no cardápio que os de fácil digestão. No ayurveda, porém, essa relação é inversa: a digestão vem antes da nutrição, pois se acredita que para o organismo funcionar direito, é preciso ter um bom fogo digestivo. As alterações da pele vêm das toxinas geradas pela alimentação errada e uma má digestão”, disse Aderson.

As toxinas se acumulam no trato digestivo e extravasam os tecidos, especialmente a pele. E uma boa digestão ajuda a evitar o acúmulo destes elementos prejudiciais ao organismo. “Para eliminar as toxinas, o indivíduo deve ter fogo digestivo saudável, uma boa evacuação e uma alimentação adequada”, complementou Aderson.

Fatores que influenciam na pele
Na medicina ayurvédica, devem ser consideradas as características de cada um para se realizar um tratamento. Mas existem alguns alimentos que são tóxicos para todos para os três doshas, como os com baixo teor nutricional e fontes de muito açúcar refinado, sal e gordura hidrogenada (trans). “Os industrializados como biscoitos, salgadinhos e enlatados são as piores opções”, disse Andrea.

Além deles, os alimentos que bloqueiam o movimento ou a expansão da mente (conhecido como Tamas) não são indicados para manter a pele saudável. “O excesso de carne, fritura e bebida alcoólica é prejudicial”, falou Andrea. “Quando, por exemplo, percebemos espinhas no rosto, não associamos ao chocolate que se comeu algumas horas antes, mas a um organismo que de certa forma vem sendo desorganizado num processo longo. Outros fatores também influenciam o acúmulo de toxinas, como a respiração e o estresse”, completou a terapeuta.

Para se livrar dos problemas, é necessário fazer um tratamento de desintoxicação. “Quando alguém está com alterações na pele, é recomendado um tratamento para o desequilíbrio específico. Mas a melhor maneira de conseguir uma desintoxicação completa e melhorar o fogo digestivo é fazendo os panchakarmas”, afirmou o médico.

O ayurveda também utiliza outros elementos para tratar o ser humano, fazendo a manutenção da pele de dentro para fora e equilibrando os cinco elementos (terra, água, fogo, ar e éter). “Livrar as células de toxinas é sempre a base de nossa filosofia. Inclusive as massagens e os emplastros têm este objetivo. Outros tratamentos tópicos são complementares neste processo”, comentou Andrea.

Dr. Aderson também recomenda alguns óleos, sempre prestando atenção ao dosha dominante. “O ressecamento de pele é sintoma de vata. Para isso, deve-se usar óleo de gergelim. Para kapha, recomendamos o de mostarda, e, para Pitta, óleo de coco”, disse.

Alimentos específicos para cada dosha
Cada dosha deve prestar atenção a alguns tipos de alimentos para não gerar um desequilíbrio em algum elemento. O cardápio de cada pessoa é personalizado, feito de acordo com suas características. Para quem já sabe qual seu dosha, e gostaria de algumas dicas, Andrea faz algumas sugestões.

Para Vata, por ser frio, seco e leve, recomenda-se os carboidratos tipo cereais (arroz, aveia, trigo, quinua), oleaginosas (castanhas, gergelim, linhaça), frutas doces como abacate e banana e papaia, vegetais sempre cozidos al dente, laticínios e chás de erva-doce ou capim-limão. Deve-se optar também pelo consumo de leguminosas, tipo feijão azuki e lentinha vermelha. Recomendamos também evitar o consumo de vegetais crus, pois aumentam os gases, e frutas secas. O consumo de carne é pouco indicado para este dosha, mas se gostar, consuma carnes mais leves (brancas), e peixes gordurosos como salmão e atum fresco.

Para Pitta, por ser quente e oleoso, os alimentos benéficos são cereais, como arroz, trigo e cevada, e as frutas doces. Vegetais doces (batata, abobrinha, abóbora) e amargos cozidos (espinafre, chicória, aspargos), bem como sementes (girassol, coco, abóbora) são boas opções no cardápio. Leguminosas (feijões, lentilhas e soja) são muito recomendadas, bem como óleos de coco e girassol e leites de arroz e soja. Deve-se preferir o leite de cabra, diminuir o consumo de vegetais picantes (rabanete, pimentão), frutas ácidas, carnes escuras, oleaginosas (castanhas e gergelim) e pimentas (malagueta, raiz forte).

Para Kapha, pesado, frio e oleoso, recomenda-se as frutas adstringentes (maçã, damasco e pêra) e secas (uva, ameixa, damasco), vegetais picantes e amargos, cereais (aveia e cevada), sementes e leguminosas tipo feijão azuki e lentinha vermelha. Consumir com moderação laticínios, carboidratos, açúcares, oleaginosas (castanhas), carnes e principalmente sal, pois aumentam a letargia, produção de muco e retenção de líquidos.

Para saber mais
www.jayaspa.com.br
www.ayurveda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário