domingo, 27 de junho de 2010

Aqueça-se nesse inverno


Por Thays Biasetti

O inverno está quase aí. No final de junho, estaremos na estação mais fria do ano. O Brasil, por ser um país tropical, apresenta uma temperatura mais amena, com poucos dias de muito frio na estação. Mas esse curto tempo com as temperaturas mais baixas pode ser uma tortura para algumas pessoas. “Isso se dá porque somos seres únicos na natureza e, com ela, nós interagimos a todo o momento, fazendo nosso organismo responder individualmente às temperaturas do ambiente”, disse Erick Schulz, diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e vice-presidente da ABRA-Associação Brasileira de Ayurveda.

Mas nem todos os doshas têm problemas com as temperaturas baixas. “As pessoas de dosha kapha e vata são as que mais sofrem com o inverno. Frio e umidade pioram o kapha, enquanto frio e ar seco, o vata. Mas o desequilíbrio desses dois também pode levar a um problema em pitta”, afirmou Cris Ayres, terapeuta ayurvédica da Ayur Elements, em São Paulo. Erick comentou que quem é vata deve tomar cuidado redobrado. “As pessoas com predominância de vata são as que sentem muito frio nesta época do ano e, por isso, necessitam ter muita atenção, pois possuem uma tendência a ficar com a pele mais seca e áspera. Algumas vezes, chegam a ficar até com prisão de ventre, insônia, aumento da ansiedade, dor de cabeça e resfriados sucessivos”, disse Ayres.

Ajuda ayurvédica
Para quem sofre demais com o frio, o Ayurveda pode ajudar. Alimentação, chás, roupas e massagens podem aliviar o desconforto causado pela temperatura, especialmente para vata e kapha. As massagens são feitas por um terapeuta ou pela própria pessoa, com óleos apropriados para cada dosha.

Mas alguns óleos são indicados para todas as pessoas. “No inverno, é muito recomendada a utilização de óleos nutritivos e quentes, como os de gergelim e rícino para massagem com pedras quentes, sempre com muito cuidado para não desarmonizar o dosha Vata”, comentou Erick.

Também é muito importante cuidar da alimentação durante o período do inverno, pois o que comemos é o que mantém o equilíbrio do organismo, não deixando o frio se instalar. As pessoas devem ingerir alimentos mais nutritivos, quentes e úmidos, de preferência cozidos, grelhados ou assados, evitando sempre que possível o alimento cru. E cada dosha deve prestar atenção às suas características. “O doce, o salgado e o ácido são altamente benéficos para pitta e vata. Quem é kapha, no inverno, deve ficar atento, pois a alta ingestão de doces pode causar uma desarmonia. Atenção, ainda, para o uso de café, pois pode trazer desarmonia de vata”, recomendou o médico ayurveda.

Dicas que esquentam
Mas não são apenas massagens e alimentos que aumentam a temperatura. Para passar a estação fria sem nenhum problema, outros artifícios são bem-vindos. “Os chás de erva doce, camomila, canela, gengibre podem ser consumidos ao longo do dia, de preferência mornos, com mel e limão. E, para combater a secura, deve-se ingerir bastante líquido”, disse Erick.

Manter o fogo digestivo (Jataragni) equilibrado é muito importante sempre, e em especial no inverno, quando o frio afeta mais o corpo. “O Ayurveda recomenda comer um pedaço pequeno de gengibre fresco com duas gotas de suco de limão e pitadas de sal antes das refeições. Isso ativa as glândulas salivares, produzindo enzimas necessárias, para que os nutrientes nos alimentos sejam facilmente absorvidos pelo corpo”, afirmou a terapeuta do Ayur Elements.

Cris Ayres completou que é necessário prestar atenção também ao que vestimos, pois nem todas as roupas são indicadas para esquentar: “Todos os doshas devem ficar atentos à vestimenta. Não use roupas sintéticas em contato com a pele e prefira as de algodão”. Erick também sugeriu outros elementos que podem ajudar a não sofrer com o frio. “Roupas mais escuras mantêm mais a temperatura do organismo, assim como a utilização de pedras preciosas chamadas quentes, como metal ouro e procurar fazer exercícios diariamente para manter o corpo sempre acordado e disposto”, disse Erick. Seguindo as recomendações dos especialistas, esse inverno não vai ser tão gelado.

Confira algumas receitas indicadas pelos profissionais de ayurveda para fazer em casa.


Garam Masala

Ingredientes
1 colher (de sobremesa) de canela em pó
1 colher (de café) de louro em pó
30 g de cominho em pó
25 g de coentro em pó
20 g de cardamomo em pó
20 g de pimenta preta em pó
15 g de cravos da índia em pó
15 g de nós moscada em pó

Modo de preparo
Faça uma infusão, adicionando as especiarias à água fervente. Cubra e reserve por dez minutos. Coe e tome morno ou quente durante o dia. Pode adoçar com um pouco de mel ou tomar puro.


Chá Anti-gripe

Ingredientes
1 colher (de café) rasa de
1 colher (de café) rasa de gengibre em pó
1 colher (de café) rasa de sementes de erva doce
1 colher (de café) rasa de canela em pó
1 colher (de café) rasa de cardamomo em pó
1 colher (de café) rasa de basílico
1 colher (de café) rasa de curcuma em pó
1 pitada de pimenta caiena e de cravo em pó
3 xícaras (de chá) de água mineral

Modo de preparo
Faça uma infusão, adicionando as especiarias à água fervente. Cubra e reserve por dez minutos. Coe e tome morno ou quente durante o dia. Pode adoçar com um pouco de mel ou tomar puro.

Importante: Evite usar ácido acetilsalisílico, pois junto do gengibre torna o sangue mais fino. Pessoas com hiperacidez também não devem consumir este chá.

Chá de Cominho para a Digestão

Ingredientes
250 ml de água mineral
1 colher (de chá) de sementes de cominho

Modo de preparo
Ferva a água, adicione as sementes de cominho e apague o fogo. Cubra a panela e faça uma infusão. Deixe descansar por 20 minutos. Coe e tome o chá em pequenos goles durante o dia. A infusão deve estar morna ou quase quente.

Importante: Em caso de gravidez, é necessário consultar um médico.


Chai (Chá Indiano com Especiarias)

Ingredientes
2 xícaras(de chá) de leite
2 xícaras (de chá) de água
2 colheres (de sopa) rasas de chá preto (Darjeeling)
5 cravos da Índia
1 colher (de sopa) rasa de gengibre fresco ralado
1 colher (de chá) de cardamomo em pó
1 colher (de chá) rasa de canela em pó
3 grãos de pimenta preta ou 1 pitada de pimenta Cayena (opcional)

Modo de preparo
Ferva a água e o gengibre em fogo baixo por 15 minutos. Mantendo o fogo aceso, adicione a canela e o cravo, deixando ferver por mais cinco minutos; adicione o chá e o cardamomo e deixe ferver por mais cinco minutos. Junte o leite, misture bem e aguarde levantar fervura. Desligue o fogo, tampe a panela e aguarde cinco minutos. Coe e sirva adoçado a gosto.

Importante: O Chai é uma bebida tradicional na Índia, consumida largamente. Esta mistura de chá preto, especiarias e leite é muito equilibrada, aquece no inverno e o leite nutre principalmente as pessoas do tipo vata. As especiarias agem como antídotos do leite, permitindo até que o tipo kapha possa consumi-lo, em pequena dose. Como é uma bebida estimulante, não é indicado o consumo de mais de três pequenas xícaras ao dia, nem após às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário